Brazilian Beer Tours: Belo Horizonte - Falke Bier

A gente fala muito em ir à Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, visitar cervejarias e às vezes esquece daquelas que estão aqui pertinho, fazendo cervejas artesanais tão boas - em alguns casos, até melhor - do que as estrangeiras.

A Falke Bier é uma dessas cervejarias brasileiras que deveriam ser visitadas por todo amante de cerveja feita com qualidade. Como atesta esta bolacha, antes mesmo do #cervejadeverdade ter chegado ao Trend Topics do Twitter no Brasil, o slogan da Falke era CERVEJA DE VERDADE.



A cervejaria fica em Ribeirão das Neves, na Grande Belo Horizonte, numa pacata região privilegiada pela abundância de verde e de belas paisagens, que inspiraram o rótulo da Ouro Preto, uma esplêndida cerveja de intenso aroma e sabor de maltes torrados à perfeição. Tive o prazer de degustar - além dessa da foto, que estava fresquíssima - uma Ouro Preto Aged, com cerca de três ou quatro anos, guardada para demonstrar como a cerveja se transforma e proporciona uma experiência sensorial totalmente diferente da cerveja jovem, recém maturada. Muito mais baunilha, um pouco de ameixa e frutas secas, menos carbonatada, uma delícia.

Tive a oportunidade de degustar pela primeira vez a Falke Villa Rica, uma Irish Dry Stout de excelente paladar, corpo leve e aromas e sabores torrados, mas com baixo amargor e teor alcoólico de 4,5 %. Muito gostosa.

Durante a visita à fábrica, conheci a famosa cave subterrânea, a primeira do Brasil construída para abrigar cervejas, onde as Falke Tripel Monasterium ficam nos pupitres ao som de canto gregoriano 24 horas por dia. No final da visita, tivemos o prazer de degustar o seu maravilhoso sabor, seus complexos aromas frutados e o seu teor alcoólico de 9,0 %. Nessa hora, juro que pensei: ir à Bélgica pra quê?

Comentários

Postagens mais visitadas