Cultura cervejeira fora do gueto

O Beer Experience deu um passo importante para o nosso mercado de cervejas especiais: juntou quem quer vender com quem quer comprar.

Produtores, revendedores, distribuidores, importadores, bares, restaurantes, chefs e sommeliers levaram até o shopping Frei Caneca um público ávido por conhecer cultura cervejeira, experimentar novos rótulos e comprar a preços mais em conta.

Os gaúchos amigos de infância Pedro e Rafael criaram um clube nos moldes dos clubes de vinho e de livros chamado Have a nice beer. Os associados recebem em casa todo mês uma seleção de 4 cervejas por um preço bem interessante, acompanhados de uma revista com muito conteúdo legal e um projeto gráfico de altíssimo nível profissional. Começaram o negócio em maio deste ano, já estão com 600 associados e projetam bater a meta de mil até o final do ano. Para quem mora em Porto Alegre ou São Paulo, o frete é grátis.

A cerveja de Bacuri da Amazon Beer, sucesso em Belém desde 2002, será distribuída nacionalmente pela Tarantino e dessa vez trouxe o próprio fruto, típico da Amazônia. Os rótulos da cervejaria foram criados pelo designer gráfico americano e autor de livros sobre cervejas especiais Randy Mosher, o mesmo que criou a identidade visual da Cervejaria Colorado.

A Damm acabou de lançar sua Weiss na Espanha e a BrazilWays já trouxe com exclusividade para o Beer Experience. Não experimentei, mas pude perceber só de pegar a garrafa que é uma cerveja que apresenta baixa turbidez e é de tom mais dourado que as Weizenbier padrão.

Por falar nisso, foi interessante ver importadoras e distribuidoras, que normalmente não vendem para o público final, com seus estandes bombando, cheios de interessados em conhecer e comprar boas cervejas - na maioria, não entendedores.

O ânimo com a presença do público foi geral e muitos estandes esgotaram os estoques. Agora é só esperar o Festival de Blumenau, de 17 a 19 de novembro.

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