Sabia que o Governo bebe até 60% do seu copo?


No Festival Brasileiro da Cerveja, que terminou sábado passado em Blumenau, integrantes do mercado de cervejas especiais lançaram uma campanha para alertar e conscientizar a respeito da tributação predatória que recai sobre as micro cervejarias.
Ao contrário das grandes cervejarias, cuja proposta é fazer cervejas mais acessíveis - no preço e no paladar - para o público consumir em grandes quantidades, as micro investem em produtos de maior valor agregado e podem ser exterminadas caso não mude a política tributária que não distingue grandes e pequenos produtores.
São as micro cervejarias que apostam na diversidade de estilos, na utilização de ingredientes de maior qualidade e no lançamento de cervejas de enorme personalidade e apelo gastronômico.
Porém, as micro pagam o mesmo tributo que as gigantes do setor, o que não me parece justo.
Os pequenos produtores geram mais emprego por litro, usam ingredientes mais caros e, por não terem a escala industrial das grandes, não possuem o mesmo poder de barganha na compra de insumos.
Levando em consideração que todos, grandes e pequenos, pagam proporcionalmente a mesma carga tributária, isso gera uma distorção tragicamente injusta.
As micro cervejarias investem em cultura cervejeira, pregam a ingestão moderada de álcool, trazem a cerveja para a esfera da gastronomia e utilizam o lema “Beba menos, beba melhor!” - por tudo isso, deveriam ter uma tributação diferenciada.
Veja a foto acima e toda vez que for beber sua cerveja favorita lembre-se que até 60% do seu copo vai para o Governo.
É justo?
p.s.: leia a "Carta de Blumenau", o manifesto feito pelos cervejeiros, aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas